TV Estado Paraiba

MENU

Notícias / João Pessoa

João Pessoa tem chuva e vento fortes e ações da Prefeitura minimizam transtornos

Monitoramento preventivo

João Pessoa tem chuva e vento fortes e ações da Prefeitura minimizam transtornos

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

João Pessoa registrou ventos acima de 70 km/h e média de 78,8 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 48 horas e desde as primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (16) as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) estão nas ruas atendendo ocorrências, principalmente quedas de árvores, e fazendo o monitoramento das áreas de risco.  

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, todas as chamadas foram atendidas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. “Apesar das chuvas e do vento forte, não houve ocorrências graves. Fomos acionados principalmente pela queda de árvores e galhos e uma situação de alagamento na Rua Rodrigues Alves, em Mandacaru, resultante das precipitações e influência do alto nível da maré.”  

Kelson Chaves destacou que nenhuma ocorrência foi registrada nas comunidades ribeirinhas e isso se deve ao trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil, a exemplo da limpeza e desassoreamento dos rios, que tem evitado transtornos à população.  

Leia Também:

Nessas 48 horas – até as 10h desta sexta –, o bairro com maior precipitação foi o Grotão, com 86 mm, seguido do Cuiá, com 85,6 mm e Tamabauzinho, que registrou 83, 8 mm. O menor índice registrado foi o Altiplano, com 59,2 mm.  

Previsão do tempo – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta sexta-feira (16), com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm, ventos de 40 a 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.  

O coordenador da Defesa Civil ressaltou ainda que as equipes da Compdec-JP seguem de prontidão e frisou, que todos os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil estão atentos e trabalhando para minimizar os transtornos causados pelas chuvas.  

Como acionar a Defesa Civil – A Compdec-JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades e em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 – em caráter experimental -, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e AppStore.  O serviço funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.  

Ações da Prefeitura – A chuva e os fortes ventos registrados desde a quinta-feira (15) causaram transtornos na Capital e desde as primeiras horas desta sexta-feira (16), equipes da Prefeitura estão fazendo o levantamento dos estragos e promovendo ações imediatas para resolver a situação.  

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa (Semam), da quinta-feira até a manhã desta sexta-feira, as chuvas derrubaram 62 árvores entre árvores de pequeno, médio e grande porte. Dessas, 40% são de grande porte. O bairro com maior número de registros foi no Bessa, principalmente nos parques Parahyba I e II.  

Os técnicos da Semam estão monitorando as árvores públicas, localizadas em praças, canteiros de ruas e avenidas e elaborando laudos técnicos. Os laudos são encaminhados para a Sedurb, com orientações sobre as podas.  

Sedurb – Segundo Jair Soares, diretor de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na madrugada desta sexta-feira (16) até o início da manhã foram 48 quedas de árvores e galhos. Os bairros mais atingidos foram os da Zona Sul, a partir do Castelo Branco, incluindo Bancários, Mangabeira e Valentina, entre outros. “Os trabalhos realizados pela Prefeitura acontecem com a parceria do Corpo de Bombeiros”, destacou.  

Emlur – Ainda com relação a queda de árvores, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está trabalhando para reduzir os transtornos fazendo a coleta logo após a poda realizada pela Sedurb. Nas praias, os agentes fixos de varrição dessas áreas fazem a retirada das areias que foram levadas para a calçadinha e a ciclofaixa.  

Seinfra – Já a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), através da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), está fazendo uma ronda por pontos que historicamente registram acúmulo de água, retirando de imediato o lixo nas galerias pluviais.  

Semob-JP – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) reforçou as equipes de agentes de mobilidade urbana e técnicos de manutenção de semáforos nas ruas da cidade, com o objetivo de reduzir os transtornos e prejuízos causados à fluidez do trânsito pelas fortes chuvas e ventanias ocorridas durante toda a madrugada desta sexta-feira (16). 

Trânsito – Desde o início da madrugada, 30 agentes de mobilidade urbana se revezaram nos 20 pontos com semáforos apagados e/ou deslocados, diversos locais com quedas de árvores em toda a cidade. Os semáforos estão recebendo a manutenção com prioridade para as avenidas e corredores principais, haja vista o maior fluxo de veículos nestas vias.  

A Semob-JP também mobilizou equipes para monitorar e auxiliar o tráfego de veículos, quando possível, nos locais onde ocorreram quedas de árvores por causa das fortes ventanias. Os agentes de mobilidade também contribuem com o trabalho das equipes da Semam, Sedurb e Emlur, na liberação dos locais bloqueados.  

O superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho, recomenda mais cuidados ao dirigir em dias de chuva. “Orientamos os condutores de veículos que trafeguem com velocidade reduzida, mantendo a distância adequada do veículo à frente, para evitar sinistros de trânsito, prejuízos pessoais e transtornos ao tráfego. Estamos de plantão, desde as primeiras horas desta sexta-feira, para reestabelecer plenamente a fluidez do tráfego de veículos em toda a cidade”, disse o superintendente.  

Contatos – A Semob-JP disponibiliza à população os canais de comunicação para emergências: portal.semobjp.pb.gov.br e WhatsApp/Cott: 9 8760-2134 (mensagens de texto arquivos de fotos). 

Fonte/Créditos: Juneldo Moraes e Djane Barros

Créditos (Imagem de capa): Assessoria e Carlos Nunes

Comentários:

TV Estado

Publicado por:0

TV Estado

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais