TV Estado Paraiba

MENU

Notícias / Paraiba

Interiorização da saúde viabiliza cirurgia ortopédica de urgência em criança no Hospital de Catolé do Rocha

Paraiba

Interiorização da saúde viabiliza cirurgia ortopédica de urgência em criança no Hospital de Catolé do Rocha

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde na cidade de Catolé do Rocha, realizou na quinta-feira (15), à noite, uma cirurgia ortopédica de urgência em uma criança de quatro anos, que não precisou ser transportada para outra cidade para receber o atendimento adequado, graças à interiorização da assistência de saúde promovida pelo Governo da Paraíba. A cirurgia foi  uma correção de fratura no cotovelo esquerdo e a criança já está em casa, após receber alta na tarde dessa sexta-feira (16).

Para a mãe da criança, a agricultora Edileide Alves Dantas, a assistência foi, de fato, muito rápida e boa. Arthur Henrique brincava em frente a sua casa, na tarde de quinta-feira e, por volta das 16h, sofreu uma queda e fraturou o cotovelo esquerdo. Entre o acontecimento e a realização da cirurgia de urgência, passaram-se pouco mais de duas horas. “A gente chegou no hospital por volta das 17h e antes das 20h ele já estava sendo operado. Só tenho a elogiar o atendimento e a rapidez com que meu filho foi atendido e muito bem cuidado. Foi um serviço excelente, eu só tenho a agradecer”, disse a mãe do paciente, que já teve alta na tarde dessa sexta-feira (16), menos de 24h após dar entrada no hospital.

O procedimento, segundo o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, foi um sucesso e mostra o quanto foi importante a implantação do serviço de cirúrgia ortopedia na unidade. “Com a oferta deste serviço, o paciente não precisou ser transportado de Catolé para outra cidade, pôde ser assistido de urgência e ter a resposta de sua demanda num curto espaço de tempo e de forma eficaz e eficiente”, destaca o médico, lembrando que desde novembro do ano passado o hospital passou a disponibilizar cirurgias ortopédicas.

Leia Também:

Outros procedimentos - Essa semana, a unidade realizou ainda oito cirurgias eletivas, sendo quatro na quinta-feira (15) e outras quatro nessa sexta-feira (16), quando também foram realizado mais quatro partos. As cirurgias eletivas são realizadas todas as terças e quintas-feiras na unidade e, a cada 15 dias, também aos sábados. Excepcionalmente, por causa do carnaval, essa semana os procedimentos foram realizados na quinta e sexta-feira. Todas as cirurgias são marcadas via sistema RegNutes.

Foram realizadas histerectomias totais (remoção cirúrgica do útero e também retirada das trompas adjacentes e do ovário), colecistectomias (remoção da vesícula biliar), colpoperineoplastias (cirurgia que corrige as distopias genitais femininas - órgãos fora do lugar) e exerese de tumor de pele (remoção de lesões tanto em tumores benignos quanto malignos) em pacientes das cidades de Catolé do Rocha, Carrapateira, Joca Claudino, Mato Grosso, Diamante, Jericó e São Bento. Todos os quatro partos foram cesários.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de 6 mil atendimentos mensais e, desde novembro de 2023, se tornou referência também para procedimentos ortopédicos, consolidando assim a expansão do serviço para o Sertão paraibano.

Fonte/Créditos: GOVPB

Créditos (Imagem de capa): GOVPB

Comentários:

TV Estado

Publicado por:0

TV Estado

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais