TV Estado Paraiba

MENU

Notícias / Paraiba

Governo apresenta empresários paraibanos à missão chinesa da província de Shaanxi

Paraiba

Governo apresenta empresários paraibanos à missão chinesa da província de Shaanxi

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

OGoverno da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e Laboratório Industrial Farmacêutico da Paraíba (Lifesa), realizou nesta sexta-feira (22), no auditório da Cinep, um encontro para a prospecção de negócios entre a província chinesa de Shaanxi e a Paraíba. A ação é resultado das missões oficiais do Governo do Estado à China, em julho e outubro deste ano, que continuam repercutindo no país oriental e estimulando outras províncias a procurarem a Paraíba.

Na oportunidade, o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), a indústria avícola Guaraves, a fábrica de painéis solares Balfar e a cachaça Matuta, representando as demais empresas do estado, apresentaram à delegação as suas produções, principais gargalos e possibilidades de parceria com a província chinesa.

De acordo com o diretor presidente da Cinep, Rômulo Polari, as tratativas com Shaanxi iniciaram há menos de um mês, por meio de uma reunião online com a comitiva e, logo em seguida, represetantes da província chinesa vieram para o estado, confirmando o interesse em estreitar relações com a Paraíba.

Leia Também:

“A partir de agora, o nosso time de relações internacionais, tanto da Cinep como do Estado, vai dar continuidade às tratativas e provavelmente em maio de 2024 estaremos na província chinesa para de fato consolidar a parceria e principalmente transformar isso tudo em negócio, para que seja gerado emprego e renda para o estado da Paraíba”, destacou Rômulo.

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, a parceria entre a Paraíba e a província de Shaanxi fortalece as relações comerciais, culturais, esportivas, científicas e tecnológicas entre a China e o Brasil. “A Paraíba foi convidada a se tornar Estado irmão da província de Shaanxi por sua localização geográfica, valoração da cultura e potências de desenvolvimento turístico. Ao final dos encontros realizados entre os representantes do governo da Paraíba, dos segmentos empresarias, previamente selecionados pela comissão, foi destacada a possibilidade de avanços nas parcerias voltadas às energias renováveis, produção de proteína animal e a cachaça paraibana”, comemora Gilmar.

Para a vice-chefe do Departamento da Associação Popular da província de Shaanxi para a Amizade com Países Estrangeiros, Li Jia, a Paraíba é um excelente estado para parcerias e negócios, principalmente no turismo e energias renováveis. “Fizemos um estudo prévio da Paraíba e vimos muitas possibilidades de negócios por termos áreas similares, como energias renováveis e turismo. Acreditamos que no futuro teremos grandes parcerias.” frisou.

Segundo o gerente de comércio exterior da Guaraves, Moisés Pacelli, encontros como esse ajudam na interlocução empresarial, principalmente para discutir os principais gargalos e as possibilidades de negócios. “Muitas vezes existem interesses mútuos, mas barreiras de certificação e outras questões governamentais impedem o aumento do fluxo comercial entre os pares. Encontros como este são importantes para que as barreiras sejam superadas e até mesmo a interpretação de regulamentações internas entre os países sejam melhores interpretadas, acelerando a construção de fluxos de comerciais, seja de importação ou de exportação, visto que o grupo Guaraves atua em ambos aspectos e pode ajudar no fluxo comercial entre a Paraíba e o distrito de Shanxi”, explica Moisés.

Na oportunidade, os presentes também assistiram à apresentação do Quinteto de Cordas do Prima, do grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba e degustaram a cachaça de alguns produtores paraibanos.

Também participaram do encontro Liu Deli (vice-secretário geral do Gabinete Geral do Comitê Shaanxi da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês), Gao Jinxiao (vice-diretor geral do Gabinete de Relações Exteriores do Governo do Povo da Província de Shaanxi), Huang Xinbo (vice-secretário geral do Departamento de Indústria e Tecnologia da Informação da Província de Shaanxi), Li Xiaojing (presidente do Comitê Xianyang da Política do Povo Chinês da Conferência Consultiva), Li Guanguhui (diretor da Divisão de Assuntos Americanos e Oceania, Associação do Povo para a Amizade com Países Estrangeiros da Província Shaanxi), Zhou Cunzhuang (diretor da seção consular do Gabinete de Relações Exteriores do Governo do Povo da Província de Shaanxi), Liu Junli (diretor da divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma de Shaanxi), Song Xu (diretor da Divisão de Orçamento do Departamento Financeiro da Província de Shaanxi), Zhang Jing (diretoria da Divisão de Trabalho de Empresas Estatais da Província de Shaanxi e Comissão de Supervisão e Administração de Ativos do Estado), Liu Hao (vice-diretor da Comissão de Assuntos Políticos e Jurídicos da Província da Shaanxi), e Lennox Lewis (diretor e representante chefe da América do Sul da Huaqi Trade).

Fonte/Créditos: GovPb

Créditos (Imagem de capa): GovPb

Comentários:

TV Estado

Publicado por:0

TV Estado

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais